Em 2022, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o novo método revolucionário e moderno para diagnóstico de câncer de próstata: a biópsia Transperineal FreeHand. A tecnologia desenvolvida na Dinamarca tem revolucionado o procedimento de biópsia de próstata, tornando-o mais rápido, preciso e seguro.
Como sabemos, a biópsia de próstata é um exame crucial para o diagnóstico de câncer, realizado sempre que testes de rastreamento prévios indicam a possibilidade da doença. Anteriormente, o procedimento era realizado via reto, através de uma agulha inserida no reto do paciente. Esse método exigia anestesia local, preparo com antibióticos e, em alguns casos, resultava em complicações como infecção urinária, obstrução do canal da urina e sangramento anal.
Essa nova modalidade de exame é a Biópsia Transperineal, que consiste na inserção da agulha via períneo. Até dois anos atrás, esse método era mais difícil de ser realizado, pois demandava ambiente hospitalar, anestesia geral e realização de várias punções para alcançar diferentes partes da próstata.
Com a tecnologia FreeHand, esse cenário mudou. O procedimento agora pode ser feito em ambiente ambulatorial, com anestesia local e/ou sedação, e exige apenas duas perfurações com a agulha para a retirada das amostras da próstata. Além disso, o tempo de duração do exame é de apenas 15 minutos.
Foi muito impressionante a evolução do método de biópsia de próstata, acredito que essa tecnologia tem um enorme potencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e aumentar consideravelmente as chances de cura no tratamento de câncer de próstata.
Agende sua consulta e realize seus exames! O melhor tratamento é a prevenção!