Orquite e Epididimite
O que é orquite e epididimite?
Os homens têm dois testículos, um de cada lado do escroto que produzem os espermatozóides e hormônios. Espermatozóides maduros no epidídimo (tubo de uma glândula localizada na parte traseira, parte superior e inferior de cada testículo), que é contínuo com o canal deferente, se juntam ao ducto da vesícula seminal para formar o ducto ejaculatório.
Embora o epidídimo e testículos estão localizados de forma contígua e compartilham algumas membranas ou “wrappers”, a inflamação dos testículos e epidídimo podem ter sintomas diferentes. No entanto, em muitos casos são afetadas tanto um quanto outro.
O que é orquite?
Orquite é uma inflamação dos testículos, principalmente devido a agentes infecciosos (bactérias, vírus), mas também pode ocorrer após um trauma, por exemplo.
Orquite como uma complicação da caxumba (papeira, inchaço das glândulas parótidas de origem viral) é o exemplo mais típico em lactentes.
Como você se sente?
- Dor no escroto mais intenso ao caminhar, que pode ser aliviada com elevação do testículo afetado.
- O escroto pode inchar e / ou vermelho.
- Febre
- Sintomas do trato urinário.
Os sintomas costumam durar uma semana, embora isso seja muito variável. Quando há envolvimento dos testículos após caxumba geralmente ocorre cerca de uma semana após o início da doença.
Qual o tratamento que deve ser usado para orquite?
- Descansar por alguns dias
- A dor pode ser aliviada por andar com uma bandagem suspensivo para elevar o escroto inchado e dolorido.
- Analgésicos podem ser utilizados.
- Os antibióticos não são recomendados se orquite ocorre secundária à caxumba.
O que é epididimite?
Inflamação do epidídimo é muito mais comum do que a orquite. Epididimite geralmente ocorre como complicação de uma infecção urinária. No passado, a gonorréia foi a causa mais comum de epididimite. Atualmente, a infecção por clamídia com mais freqüência em homens com menos de 40 anos (associada a doenças sexualmente transmissíveis) e outros organismos causadores de infecções do trato urinário em pacientes mais velhos, onde a incidência de sintomas urinários associados com o crescimento da próstata é maior.
Como você se sente?
Os sintomas, muitos deles compartilhados com orquite (lembre-se que em muitos casos são afetadas ambas as estruturas, chamado epididimo-orquite processo) aparecem de repente e incluem:
- Febre com calafrios
- Inflamação dolorosa do epidídimo
- Pele escrotal quente e vermelha
- Muito ocasionalmente, desconforto gástrico acompanhada de náuseas, tonturas e / ou vômitos
Eles também podem ter sintomas de irritação do trato urinário (ardor ao urinar, aumento do número de urinar, sensação de esvaziamento incompleto urgência, para urinar, etc.) simultaneamente.
Como é diagnosticado?
A base do diagnóstico é a história (idade, hábitos sexuais, etc.) E os sintomas e exame físico. No entanto, é aconselhável obter uma amostra de sangue e urina (especialmente para identificar o germe responsável, que nem sempre é possível. Em alguns casos, também é aconselhável tomar um cotonete uretral.
Este problema é essencial para distinguir a infecção de outras situações (torção testicular, cistos, varicocele, etc.)
Os sintomas podem durar cerca de 80-10 dias, durante os quais o paciente teria para descansar e tomar antibióticos e analgésicos. Após isso, a temperatura volta ao normal, diminui a dor e o inchaço desaparecerá lentamente. No entanto, pode haver várias semanas antes do escroto voltar ao normal. Se for grave, o médico pode encaminhar o paciente para o hospital para tratamento com medicação intravenosa.
No caso de orquite como uma complicação da infecção com o vírus da caxumba, uma injeção de gamaglobulina antes da caxumba pode diminuir o risco de infecção nos testículos. No entanto, a eficácia deste tratamento ainda não está suficientemente provada. Atualmente oferecidos a todos os pais a vacina contra a caxumba para bebês aos 15 meses de idade.
Uma análise por um urologista é recomendada para essas infecções, especialmente se a infecção se repete, ocorre em crianças e está associado com sintomas urinários. Além disso, não se esqueça a possibilidade de ocorrência de seqüelas, como abscesso testicular e dor, acidente vascular cerebral crônico ou comprometimento da capacidade reprodutiva, depois de sofrer com este problema, embora isso raramente ocorra antes de um tratamento correto.
Fonte: https://www.doctoralia.com.br/doencas/orquite-e-epididimite