Hidrocele e Varicocele

O que é uma hidrocele?

A hidrocele é um acúmulo de líquido dentro de um saco que envolve o testículo e que é a “túnica vaginal”. Este problema é completamente benigno.

Como é uma hidrocele?

Durante os últimos meses de gravidez, os testículos migram do local de sua formação dentro do abdômen para o local final no escroto. Desta forma arrasta uma camada de peritônio (revestimento da cavidade abdominal) para formar o “tunica ou processo vaginal” do testículo. Existem dois tipos de hidrocele:

Chamador

Na comunicação permanente entre a cavidade peritoneal e da “túnica vaginal” e que mais frequentemente afeta as crianças. Mais perto durante o primeiro ano de vida, mesmo que a hidrocele seja grande uma hérnia pode ser associada conteúdo intestinal

Não comunicante

Que afeta principalmente homens acima de 40 anos e tem longa evolução. De origem desconhecida na maioria dos casos, às vezes pode ser causada por trauma, infecção ou tumor do testículo.

Hidrocele é perigoso?

Crianças com hidrocele geralmente têm um nódulo no escroto, que é pequeno e compressível no período da manhã (depois de ser esticada durante o sono), mas durante o dia se torna maior e tenso. Isso indica que há pouca comunicação entre a cavidade peritoneal e a “túnica vaginal”. As crianças raramente sentem qualquer desconforto pela hidrocele.

A hidrocele geralmente não produz sintomas, embora possa produzir uma sensação de peso ou desconforto causado pelo tamanho.

O que fazer se suspeitar que você tem uma hidrocele?

Se você notar alguma coisa estranha sobre a forma ou o tamanho do escroto, contacte o seu médico imediatamente. O médico geralmente consegue diagnosticar o problema, colocando uma luz sob o escroto, que ilumina o saco que contém o líquido. A hidrocele, ao contrário de uma massa sólida do testículo, é iluminado por uma luz colocando sob o escroto. Em caso de dúvida, uma ecografia confirma o diagnóstico.

Como é uma hidrocele?

Em crianças

Freqüentemente ocorre em fechamento espontâneo da comunicação e, portanto, o desaparecimento de hidrocele durante o primeiro ano de vida. Portanto, a operação deve ser adiada até depois dessa data, exceto nos casos em que há uma hérnia associada. O procedimento é preencher a lacuna de comunicação através de uma pequena incisão na virilha.

Em adultos

O tratamento é indicado nos casos em que houver dor ou alteração estética, e é um procedimento simples em que o conteúdo é evacuado e realizam uma remoção da “túnica vaginal”. Tratamento com esvaziamento intermitente ou esvaziamento com a introdução de um agente esclerosante fornece resultados pobres.

O que é um varicocele?

É um aumento do volume do escroto causado por uma dilatação das veias que coletam fornecimento de sangue aos testículos. É um problema muito comum, afetando 10-15% dos homens jovens, e 90% dos casos ocorre no lado esquerdo, devido ao arranjo das veias desse lado.

Como é uma varicocele?

Há várias hipóteses, mas parece que a disposição anatômica do sistema venoso (especialmente no lado esquerdo) e mau funcionamento ou ausência das veias têm válvulas para evitar o refluxo de sangue, associados com o efeito da gravidade, leva  mesmo à dilatação progressiva.

Quais são os sintomas?

Às vezes, o paciente percebe (se grande), mas muitas vezes é descoberto por acaso durante um exame de rotina. Se a varicocele é muito grande, o paciente pode notar uma sensação de peso ou dor no lado correspondente do escroto.

Como é uma varicocele diagnosticada?

Simples inspeção do paciente pode detectar assim como em uma posição horizontal ela pode desaparecer. Em caso de dúvida, aumente a pressão abdominal (tosse, por exemplo) para torná-la mais óbvia. O testículo desse lado pode ser um pouco diminuída no tamanho e têm menos consistência com relação ao contralateral.

Ultra-som Doppler pode confirmar o diagnóstico. Hoje, outros métodos mais invasivos não são precisos, por esse motivo.

Existe uma relação entre varicocele e infertilidade?

A varicocele pode estar relacionado à redução da fertilidade nos homens. Se você tem dificuldade para engravidar sua parceira e um levantamento mostra que há alterações no esperma, bem como uma varicocele, em alguns casos, uma operação pode aumentar a fertilidade.

Onde obter ajuda

Qualquer aumento no tamanho ou dor escrotal deve ser examinado pelo urologista. Apenas o reconhecimento apropriado identifica a causa. A maioria das doenças não são perigosas, mas a detecção precoce dessas neoplasias (câncer testicular, principalmente) deve ser detectada o mais cedo possível para melhorar a eficácia do tratamento.

Fonte: https://www.doctoralia.com.br/doencas/hidrocele-e-varicocele